urbe.arquitetônica
Urbanismo e paisagismo - Praças de Iúna-ES
No ano de 2015, a Prefeitura da cidade de Iúna (ES), na região do Caparaó capixaba, contratou um conjunto de projetos urbanísticos que incluiam uma série de novas praças e reformas de outras, que estão apresentados abaixo (os projetos foram realizados em parceria com a Avantec Engenharia):
Praça de Vila Nova, Iúna-ES. Ano de 2015.
(Obra inaugurada em 30/04/2016) | (Obra premiada em primeiro lugar na categoria Urbanismo e Paisagismo do Prêmio IAB/ES 2016)
A proposta para a Praça do Bairro Vila Nova desenvolve-se em seu eixo longitudinal, criando espaços diferençados, seja pelo piso, pelos níveis ou pela especificidade de cada canto trabalhado neste projeto. A grande árvore de Peroba do Campo existente no terreno é o foco do projeto. Sua posição central ao terreno (em seu comprimento) e, principalmente, seu eixo em relação ao prédio da igreja católica local, que se cruzam sob a árvore, são marcados por um piso em madeira e granito. Pedra e madeira marcam este eixo simbólico em cruz, servindo ao mesmo tempo de eixos mediadores dos espaços da praça. A partir do eixo da igreja, tem-se à direita a implantação de uma pequena quadra poliesportiva da comunidade com uma pequena praça de convívio a sua frente, com bancos e jardins; à esquerda do eixo, um play-ground e espaços para o lazer infantil junto aos pais. Com seu deck, a praça busca recuperar o olhar sobre o Rio Pardo, parte fundamental da história da cidade.
Vista do interior do estádio de futebol da cidade
Praça do Estádio de futebol Antônio Osório Pereira,Iúna-ES. Ano de 2015.
A proposta estabelece, de inicio, a apropriação da área da praça de uma pequena parcela de terra, em frente ao Estádio Antônio O. Pereira, como parte integrante do complexo esportivo e cultural desenvolvido para o projeto. Esta área, bem como o pequeno braço da Rua Pedro Scardini a frente da mesma, serão transformados em um pátio de estacionamentos de veículos de apoio ao estádio e a praça. Esta área, como a área da praça e o interior do estádio estão interligados pelo passeio que contornará toda praça, como um grande circuito de caminhadas, que percorrerá todo complexo, completado por uma série de faixas elevadas entre os passeios da Rua Pedro Scardini e praça, tornando seu espaço todo acessível aos pedestres, idosos, crianças e deficientes físicos.
O mix de atividades esportivas e de lazer se configuram da seguinte forma: Em um de seus extremos, a praça possui uma quadra poliesportiva telada e com iluminação noturna apropriada. Logo após, mais uma área definida para esportes, com academia popular e uma rampa (half) para a prática de skate e, no seu outro extremo, uma área para o lazer e descanso, com play-ground para as crianças e pais, e um quiosque para servir de apoio para compra de lanches, refeições e bebidas. O quiosque servirá tanto para a praça, em dias normais, quanto em dias de jogos, como apoio também ao estádio. Além disso, a praça contará com um bloco de banheiros públicos, com sanitários masculinos, femininos e para portadores de necessidades especiais (P. N. E.), de ambos os sexos. Uma guarita padronizada dará suporte à manutenção diária da praça, tanto na limpeza como em seus jardins.
Reforma da Praça Ferreira Vale, Iúna-ES. Ano de 2015.
A reforma proposta apresenta-se como um novo conceito para a praça existente: Primeiramente, seus espaços serão pensados de forma integrada, como dito anteriormente, mas mantendo suas particularidades, marcadamente pela função, materiais empregados nos pisos, e mobiliários e equipamentos existentes.Os espaços desta praça se dividem em três ambientes complementares: De início, o acesso principal à praça, feito por um eixo central, em piso de madeira, que liga a Av. Argemiro Antônio da Silva à um braço da própria avenida, passando por detrás da área da praça, conectando com a rua Olímpio José Lima. Em um dos extremos da praça, uma área de play-ground, com piso em grama sintética, protegida por mureta com alambrado, garantindo a segurança das crianças, além de brinquedos em tora de eucalipto, madeira de lei e estrutura metálica. E no outro extremo, uma área para prática de skate, com uma rampa (half) em concreto armado para manobras.
Os desníveis existentes entre a praça e a via que passa por detrás dessa, vencidos pelas rampas e escadas existentes (que serão adequadas às normas de acessibilidade), possuem guarda-corpos e corrimãos em aço para proteção e segurança dos usuários da praça. Os pisos marcam estes lugares diferenciados, ao mesmo tempo, interliga-os pelo mesmo nível e continuidade do espaço. O paisagismo com grandes canteiros integram árvores e pequenos arbustos. As espécies de árvores implantadas propiciam sombreamento onde necessário, principalmente sobre os bancos propostos. Uma guarita padronizada dá suporte à manutenção da praça; e a iluminação pública, por fim, elimina pontos escuros da praça, ajudando a completar as ambientações propostas, também durante o uso noturno da praça.
A praça e os desníveis da rua. Criação de um plano elevado acessível como área de estar.
A praça e os desníveis da rua. Criação de um plano elevado acessível como área de estar.
Reforma da Praça Leonardo Cândido de Amorim, ou Praça do bairro Pito, Iúna-ES. Ano de 2015.
A proposta de reforma da praça visa, primordialmente, garantir que seu espaço existente possa ser utilizado de forma acessível pela comunidade local, como também, pela comunidade da Igreja Assembléia de Deus, localizada bem em frente à praça. Para tanto, foi definido uma faixa de passeio com largura padrão de 2 m que mantém a circulação em volta da praça, acompanhando as inclinações das ruas que conforma esta praça. Em seu centro, um plano elevado foi criado para garantir um platô nivelado na praça, que possa ser usado pelos moradores como espaço de convívio. Para tanto, o acesso a este platô é feito por escada lateral que vence o desnível e pelo acesso por cima da praça, como meio de garantir a acessibilidade de cadeirantes. Áreas sombreadas são criadas pelo pergolado quadrado de madeira de lei, em dos extremos da praça e por um canteiro arborizado, no outro extremo. Este platô, como forma de diferenciá-lo, receberá um piso de madeira de lei, aos moldes de um deck. Guarda-corpos fazem a segurança entre os desníveis da praça. E bancos de alvenaria revestidos em granito, garantem a estada e o convívio neste espaço
Vista área da praça e seu entorno urbanizado
Croqui de estudo da praça e da nova geometria da rua Galaor Rios
Área da feira vista da Rua Galaor Rios
Vista área da praça e seu entorno urbanizado
Reforma da Praça de Eventos Vereador Antides Faria, Iúna-ES. Ano de 2015.
O projeto para a reforma da Praça de Eventos Vereador Antides Faria configura-se como local de usos múltiplos, tanto de eventos da cidade, como local de descanso e espaço reservado e definido para sua feira tradicional. Sua área foi ampliada a partir da nova geometria da Rua Galaor Rios. A área central da praça (a frente do ginásio) foi mantida como local de eventos e estadia, com paginação diferenciada por piso intertravado com grafismo colorido, pergolados, bancos e novos canteiros com árvores e palmeiras que se completam com as já existentes no local.
Em sua lateral, paralela à Rua Galaor Rios, em área ganha a partir da nova geometria da rua, a Praça reserva espaço para a implantação da tradicional feira local. Para organizar o espaço e a locação das barracas, três faixas de intertravado vermelho e ocre demarcam o espaço, diferenciando as áreas das barracas e dos pedestres. Nos horários em que não há feira, a área se torna uma extensão da própria praça, dando continuidade aos passeios vizinhos.
Vista aérea da Praça dos Italianos e seu entorno urbanizado. Destaque para seu deck que abre visuais para o Rio Pardo
Croqui de estudo com a implantação da praça e seus elementos principais: o deck para o rio Pardo e o pergolado.
Vista da praça pela rua Deputado João Rios com detalhe para o monumento em homenagem às primeiras famílias que chegaram a cidade, em meados do séc. XIX
Vista aérea da Praça dos Italianos e seu entorno urbanizado. Destaque para seu deck que abre visuais para o Rio Pardo
Reforma da Praça Deputado João Rios (Praça dos Italianos), Iúna-ES. Ano de 2015.
A Praça dos Italianos, localizada entre a Avenida Deputado João Rios e a Rua Raulino Finamore, faz parte do complexo de praças e urbanizações da cidade de Iúna, que se voltam ao Rio Pardo: meio físico e simbólico de interligar a população da cidade com seu rio. Marca histórica da ocupação da região nas primeiras décadas do séc. XIX, o rio deu o primeiro nome a então Vila do Rio Pardo, se tornando fundamental elemento natural da cidade.
A construção da praça a partir de um alargamento sobre um pequeno braço da Av. Dep. João Rios e sua calçada - que margeia o Rio Pardo nessa região - possibilitou além de uma ampliação da área original da praça existente, um contato direto com o rio, através de um deck em madeira de lei que abre um novo e responsável olhar sobre o Rio Pardo e sua importância histórica e ambiental para a cidade de Iúna.
Praça da Rua Maria Rosa de Jesus, Iúna-ES. Ano de 2015.
(Obra inaugurada em 12/05/2016)
A praça será construída em um terreno vazio contornado pela Rua Maria Rosa de Jesus, com área aproximada de 602,77 m². Na proposta de urbanização, a área da praça será ampliada e integrada á rua pelo piso e níveis modificados.
Desta forma, o espaço público da praça será ampliado naturalmente ao tratar a própria rua como espaço de convívio e lugar de interação entre as pessoas da comunidade, e não, exclusivamente, como via de passagem de veículos. A mudança de nível caracterizada pela elevação da rua, a partir de faixas elevadas de travessia, estrategicamente implantadas que delimitam este novo espaço, obrigará que os veículos que compartilharem a via com os pedestres, transitem de forma mais lenta e segura, garantindo uma convivência harmoniosa entre ambos.
Vista área da praça
Croqui de estudo
Vista área da praça
Reforma da Praça cel. João Osório (Ki-delícia), Iúna-ES. Ano de 2015.
(Obra inaugurada em 21/06/2016)
A nova proposta urbanística e paisagística da Praça Cel. João Osório (Ki-delícia), dá ao espaço público original da praça, uma nova ambientação, sem tirar dela, seu caráter peculiar: uma praça voltada à família e às crianças. Para tanto, seu alinhamento com as vias ao seu redor foi refeito e retificado, fazendo com que a praça ganhe mais área para seus canteiros, árvores e novos equipamentos públicos. O alagamento de sua área de piso foi capaz, primeiramente, como dito, pelo realinhamento de seu meio-fio e, posteriormente, pela diminuição das faixas carroçáveis das vias ao seu redor.
Esta diminuição das vias ocorrerá cocomitantemente com a necessária mudança de mão das vias Cel. João Osório e Vitalina Vieira. Com o redesenho da praça foi possível aumentar o número de vagas de estacionamento, o tamanho e o número dos canteiros. Para a instalação de novos equipamentos urbanos e acessos à praça, houve a necessidade de retirada de um número reduzido de árvores, mas em contrapartida, todo um novo paisagismo foi feito para a praça, aumentando sua área verde, como solicitado pelos moradores na audiência pública.