urbe.arquitetônica
Arquitetura - Educação e pesquisa
Vista da esquina entre as rua Padre Luiz Parenzi e a rua Prof. Berilo Basílio dos Santos
Vista da esquina entre as rua Padre Luiz Parenzi e a rua Prof. Berilo Basílio dos Santos
Vista da esquina entre as rua Padre Luiz Parenzi e a rua Prof. Berilo Basílio dos Santos
Retrofit das fachadas do Ed. Monsenhor Guilherme Schmitz da Fundação São João Batista (FSJB)/ Faculdades Integradas de Aracruz (Faacz)/ Centro Educacional de Aracruz (Cea), Aracruz (Ano de 2020)
(OBS.: os muros frontais foram projetados anteriormente pela Arquiteta Keydman Modenesi de Andrade).
Projeto de retrofit das duas fachadas principais do antigo prédio Monsenhor Guilherme Schmitz, sede da Fundação São João Batista (FSJB), de parte das Faculdades Integradas de Aracruz (Faacz) e do Centro Educacional de Aracruz (Cea), foi pensado como meio de renovação a partir de revestimentos em telhas e brises metálicos, além de uma ampla área coberta, que deram ao prédio um novo ar institucional. Pela extensão das fachadas, e pensando em uma obra rápida, partiu-se para o conceito de montagem de seus novos revestimentos, que minimizasse os transtornos ao longo dos períodos de aula. Ao mesmo tempo, o princípio que também norteou esse projeto foi o de uma fachada ventilada que protegesse as fachadas, dando privacidade aos ambientes e que, por fim, criasse uma nova imagem para essa tradicional Instituição de Ensino da cidade de Aracruz, que reúne em sua estrutura acadêmica, o ensino básico, fundamental e superior. E até o cãozinho de estimação da Instituição ganhou uma casinha só dele...O projeto conversa com o estudo desenvolvido anteriormente para a nova cantina proposta para a instituição (clique aqui)
Escola Municipal Nagib Meleipe, Marataízes (Ano de 2019)
(Projeto em parceria com a Avantec Eng.)
A proposta para a nova escola municipal Nagib Meleipe vem para substituir o atual edifício da escola, que se encontra abandonado por não mais atender as necessidades da comunidade e da municipalidade, quanto ao espaço físico e pedagógico. O prédio original será demolido para dar lugar a nova edificação dividida em dois blocos, com três andares cada, interligados por passarelas, além da anexação da quadra poliesportiva vizinha, que integrará o complexo educacional.
O novo prédio foi dividido em dois blocos como meio de se adequar e distribuir a quantidade de salas, laboratórios, salas de apoio e toda a área administrativa, auditório e biblioteca solicitados pela municipalidade, dentro da razoabilidade dos espaços pedagógicos necessários com o espaço físico existente do terreno, aliado às exigências técnicas das normas do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo.
Além dessas condicionantes, há também a necessidade da municipalidade executar essa obra em prazo curto, para o início das atividades letivas. Por conta disso, toda a obra foi pensada em projeto para ser executada de forma rápida, com técnicas construtivas que levassem em conta mais a montagem de suas partes do que a execução in loco.
A orientação dos blocos segue a ocupação máxima do terreno, tirando-se partido também da ventilação cruzada pelo vento NE, e proteção das fachadas que sofressem a maior incidência solar.
As passarelas de ligação dão o toque inusitado na estrutura por interligar os dois bolcos por um vão coberto. As cores escolhidas, remetem às cores da bandeira do município, mas com um toque particular em seus tons para distinguir essa edificação singular.
A quadra poliesportiva coberta anexada precisará passar por reformas em suas estruturas e piso, para que possa ser usada pelos alunos. Além disso, parte da estrutura da escola servirá para apoio de atividades educacionais, esportivas, culturais e sociais da comunidade local, a partir dos usos compartilhados dos espaços do auditório, da biblioteca e da quadra poliesportiva (que já está em uso atualmente pela comunidade).
Auditório/Teatro do IFES da Serra (Ano 2011-2012)
(Projeto em parceria com a Avantec Eng.)
O projeto do auditório e teatro do IFES da Serra (ES), em parceria com a AVANTEC ENGENHARIA Ltda (responsável pelo contrato), é uma obra de ampliação do Campus do IFES Serra, que inclui, além deste prédio, mais alas de salas de aula e apoio. Para este prédio em específico, pediu-se algo novo, já que a ampliação das novas alas, seguiu a arquitetura original dos primeiros prédios do IFES neste campus. Por ser até o momento, o único teatro na cidade de Serra, mesmo de pequeno porte, este assumiria, na visão da diretoria do IFES, uma posição importante dentro da vida cultural da cidade. Seu uso então, seria dividido como auditório de apoio ao IFES e teatro da cidade.
Núcleo de Estudos em Escoamento e Medição de Óleo e Gás – NEMOG. U.F.E.S., Vitória-ES (Ano de 2011-2012)
(Projeto em parceria com a Avantec Eng.)
Os laboratórios de pesquisa do NEMOG-UFES (NÚCLEO DE ESTUDOS EM ESCOAMENTO E MEDIÇÃO DE ÓLEO E GÁS da UFES) servirão de lugar de pesquisa para estudos sobre óleos pesados e para laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica da UFES, em um parceria entre a Petrobras e a Universidade. Os laboratórios, portanto, estão voltados tanto às pesquisas financiadas pela estatal de petróleo brasileira, bem como para os professores e alunos que usufruirão deste espaço de pesquisa e aula.
Brises para proteção solar da fachada oeste e prótico de entrada em granito amarelo. Fonte: IFES, 2016. Fonte: IFES, 2016
O brise-soleil em alumínio, em tons degradês de verde. Ao centro, o portal de entrada e a marquise me aço e vidro de cobertura. Fonte: IFES, 2016
Imagem interna da biblioteca
Brises para proteção solar da fachada oeste e prótico de entrada em granito amarelo. Fonte: IFES, 2016. Fonte: IFES, 2016
Reforma e ampliação do IFES de Guarapari-ES (ano de 2010/2011)
Entre 2010 e 2011, participamos do desenvolvimento do projeto de reforma e ampliação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Guarapari-ES. O projeto arquitetônico de reforma e ampliação foi de autoria da Arq.ta Mariana Gurgel e, posteriormente, foi desenvolvido pela Arq. ta Andréa da Costa Soares, ambas, pela AVANTEC Eng. Teve contribuição da urbe.arquitetônica no desenvolvimento compositivo e técnico das proteções solares e pórtico de entrada da fachada principal. Um grande complexo educacional, com salas de aula e laboratórios, criado em parceria. A obra foi entregue pelo governo do Estado do Espírito Santo no ano de 2016
Escolas fundamentais e creches modelos da Serra-ES (ano de 2010-11)
(Projeto em parceria com a Avantec Eng.)
Em 2010 a Prefeitura da Serra, cidade pertencente à Região Metropolitana da Grande Vitória, contratou uma série de projetos de implantação de escolas e creches modelos para as comunidades dos bairros da cidade. Os prédios das escolas fundamentais (EMEF's) são compostos de um prédio de aulas, laboratórios, refeitório e administração distribuídos em três pavimentos, atendidos por escada e rampas, além de um ginásio para a prática de esportes. Já nos prédios das creches, seu desenho em L distribuí as salas de aula e berçários em um único pavimento. A arquitetura de ambas é marcada por cores alegres e vibrantes e uma implantação que visa integrar o construído com os espaços externos de pátios e playgrounds.
Piscina coberta do C.E.F.D./U.F.E.S.,Vitória-ES (ano de 2007/2008)
O objetivo priencipal para o projeto do prédio da piscina coberta do Centro de Educação Física da UFES foi o de ser, tanto um lugar para práticas esportivas na água, como também um lugar de convívio público, de integração de pessoas de várias faixas etárias, de vários lugares da cidade, de vários níveis sociais e educacionais. Um lugar aberto ao público, seja ele dos próprios funcionários da UFES, ou do entorno imediato do Campus que encontrarão neste lugar, espaços dedicados ao ensino, à prática esportiva, à saúde e ao bem-estar, ao convívio e a troca de experiências.